23 setembro 2009

Charles Darwin em Cabo Verde, 1832

A importância das comemoração dos 200 anos de nascimento de Darwin e dos 150 anos da publicação do seu mais famoso livro, acrescida da evocação na cidade da Praia da presença do cientista em 1832 - no decurso da viagem mais importante da sua vida - leva-nos a publicar este post, com uma série de links destinados a usufruto didáctico-pedagógico da efeméride.

Quem foi Darwin ?

Charles Robert Darwin, naturalista nascido em Shewbury a 12 Fevereiro 1809 , foi considerado pelo Times "o inglês mais proeminente desde Newton" quando, em 19 Abril de 1882, faleceu.

Entre 1831-1836, Darwin realizou uma longa viagem a bordo do navio Beagle, que o conduziu a formular a teoria da selecção natural, publicando-a na obra "A Origem das Espécies".


Durante 23 dias o Beagle esteve ancorado ao largo do porto da Cidade da Praia, onde chegou pouco passava das 15h00 do dia 16 de Janeiro de 1832. Charles Darwin chegou à cidade num barco a remos, pouco depois.

Acerca desses dias, e dos percursos que realizou na ilha de Santiago, fala o capítulo 1 do livro "A origem das espécies", que se pode ler em português aqui.

Em 19 de Setembro último, o navio de passageiros holandês Stad Amsterdam - uma réplica do Beagle - esteve ancorado na cidade da Praia e foi visitado por alunos; esta foi uma das iniciativas das comemorações em Cabo Verde, dinamizadas pela Universidade, visando perpetuar a paragem do cientista no arquipélago, onde identificou por exemplo a ave que aqui se apresenta - a Dacelo iagoensis (martim-pescador ou alcione) - e bebeu grogue.

Na presença de tetranetos do naturista inglês - Randal Keynes e Sara Darwin - realizaram-se outras iniciativas, como a atribuição do nome de Charles Darwin à avenida que liga a Rotunda de Lém Ferreira ao Porto da cidade da Praia.
Em Cabo Verde, as comemorações são coordenadas pela docente Ana Hopffer Almada, da Uni-CV.
O sítio português Darwin2009 - apresenta, além da biografia e estudos desenvolvidos pelo naturalista, uma série de Recursos Educativos (ex. Multimédia, livros de interesse) que podem ser usados em sala de aula e um conjunto de sítios de interesse.
No Reino Unido as comemorações são dinamizadas quer pelo Natural History Museum, quer pela Biblioteca Universitária de Cambridge, que apresentam interessantes documentos nos respectivos websites.

Da geologia à botânica, da biologia à antropologia, os estudos de Charles Darwin continuam a ser alvo de polémica e uma fonte de inspiração para a imaginação e prática científicas: vale a pena divulgar este manancial de conhecimento - é essa uma das valias das efemérides.