22 fevereiro 2015

Escravos e Escravatura em Portugal...

No programa História a História, da RTP, o historiador Fernando Rosas fala sobre  a História dos Escravos e da Escravatura em Portugal. Veja aqui o episódio, que foi para o ar no dia 8 de Fevereiro último.
As origens do tráfico, no quadro da expansão ultramarina dos séculos XV-XVI, a identificação dos locais de tráfico em Lisboa e noutros locais de Portugal, aspectos do quotidiano, a «criação» de escravos em Vila Viçosa, os direitos dos proprietários esclavagistas, a situação de Cabo Verde como entreposto fulcral no comércio negreiro, são alguns dos assuntos abordados, até ao movimento abolicionista e à conclusão de que só com a independência das colónias africanas - após a Revolução de 25 de Abril de 1974 - se pode assumir a libertação desta tormenta.


Uma produtora cinematográfica que se tem dedicado à investigação e recolha de testemunhos orais e histórias diversas em torno das consequências da escravatura é a Txanfilm
Contract é um dos filmes mais marcantes que trazem a história da escravatura até aos nossos dias.

O website do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto é uma fonte que permite aceder a estudos e notícias diversas sobre este e outros temas, e uma bibliografia lusófona diversificada.

Também - para uma visão de âmbito mundial - muitas outras fontes estão disponíveis, por exemplo, no African Activist Archive Project.




Sem comentários: