17 maio 2009

18 de Maio, Dia dos Museus - e em Cabo Verde ?

Comemora-se a 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus, instituido em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) com o objectivo de apelar para a importância cultural dos museus na sociedade e aproximar os profissionais dos seus públicos. O website do ICOM, disponível em inglês e francês, fornece muita informação quer aos profissionais da área museológica, quer ao público em geral.
O ICOM Portugal permite o acesso a muita dessa documentação e orientações internacionais em língua portuguesa, além de divulgar programação de museus portugueses.

Um interessante artigo acerca de Museus e Turismo em Cabo Verde pode ser lido - e sugerimos que seja também comentado - em A Semana ! Não deixe de reflectir acerca da realidade museológica do arquipélago, pois é um Futuro que importa valorizar !

O Museu Municipal de S. Filipe tem novo horário: das 10h00 às 15h00; encerra à 2ª feira.

Visite-o !

2 comentários:

Anónimo disse...

É uma pena constatar esse panorama. No verão passado estive naquilo que devia ser o Museu da Tabanka e foi chocante ver o museu fechado, anémico e sem ideias.

Espero que os amadores responsáveis acordem para a importância dos museus para a história e cultura do nosso povo.

Votos de um bom trabalho, muitos sucessos e muito visitantes!

Ivana Matos Pinheiro Tavares disse...

Caros Amigos de Cabo Verde.
Eu e meu amigo Ramon Mulim , ambos brasileiros e graduandos do curso de História, abrimos um blog para assuntos acadêmicos, onde alunos e profesores são bem vindos para postar seus artigos e comentários. Abrimos no dia 12/02/2010 e já ultrapassamos 500 visitações. Gostaria de contar com a participação de vocês. Nossos irmãos portugueses já estão postando. pontonulonotempo.blogspot.com
Recomendo a leitura de dois artigos do professor Jorge Rodrigues , sobre a questão do Racismo no Brasil. Aguardo a participação com artigos e comentários.
Abraços e sucesso !!!