26 junho 2009

Cidade Velha é Património da Humanidade

Cabo Verde tem,
a partir de hoje, a Cidade Velha inscrita na Lista de Património Mundial da UNESCO que integra bens de valor universal excepcional, por decisão tomada por unanimidade, em Sevilha (Espanha), na 33ª sessão do Comité do Património Mundial, presidido por María Jesús San Segundo.


A Ribeira Grande - redenominada Cidade Velha no final do séc. XVIII - foi a primeira cidade colonial construida por europeus (portugueses) abaixo dos trópicos, no séc. XV, e é um testemunho da história colonial europeia em África e do tráfico de escravos intercontinental.
A declaração (versão preliminar) da Cidade Velha-Ribeira Grande de Santiago a Património Mundial, de 2007, pode ser lida aqui.

No website da UNESCO podem encontrar-se informações acerca deste e de outros sítios mundiais, hoje também elevados a esta categoria.

O Comité do Património Mundial 2007-2009 é constituido por representantes de 21 Estados.
As decisões têm por base uma Convenção adoptada na Conferência Geral da UNESCO de 16 de Novembro de 1972, na qual se define o género de bens culturais ou naturais que podem integrar a lista. A versão portuguesa do texto da Convenção pode ser lida aqui.

O Sr. Presidente da República Pedro Pires falou ao país acerca deste reconhecimento mundial e o Ministério da Cultura de Cabo Verde emitiu também uma declaração.

Ontem, o Comité tomou a decisão de eliminar, pela 2ª vez, um sítio da lista de património da Humanidade - saiba os motivos.

O Museu Municipal de S. Filipe congratula-se com este acontecimento e felicita a equipa que concebeu e fundamentou a candidatura !

1 comentário:

castela (Portugal Notável) disse...

Amigo
Estou muito contente pela Cidade Velha ter sido considerada Património Mundial da Humanidade. É uma vitória de Cabo Verde e também de toda a lusofonia.
É tempo de começar a pensar no próximo Património Mundial em Cabo Verde. Qual é para si o sítio que se segue?
Parabéns pelo blogue.
Castela (do portugalnotavel)