23 novembro 2009

Dengue, a febre "quebra-ossos"

A dengue é provocada pela picada de um mosquito Aedes aegytpi infectado com um dos 4 tipos de vírus da doença; não é transmissível de uma pessoa para outra, mas apenas pelo mosquito-fêmea infectado por ter sugado o vírus no sangue de uma pessoa doente.

Assista a um video da Wellcome Trust, no qual se explica o modo de infecção dos humanos pelo mosquito, aqui (em português) e em inglês aqui.

O mesmo acontece com a transmissão da malária pelo mosquito-fêmea Anopheles.

O Aedes aegytpi foi identificado como vector da doença em 1906, embora não seja o único mosquito capaz de a transmitir. Tanto pica ao ar livre como dentro de casa, e alimentam-se (picam para sugam sangue) ao amanhecer e ao anoitecer; reproduzem-se em velhos pneus de automóveis ou vasos de flores.
Os sintomas variam entre a febre média e a febre alta incapacitante, rash (erupção cutânea de aspecto avermelhado).e dores tão agudas por todo o corpo (ex.: cabeça, olhos, músculos) que a doença é conhecida há muito tempo como febre “quebra-ossos”.

Trata-se de uma doença grave, tipo gripal, que afecta crianças e adultos e para a qual não há qualquer tratamento antiviral específico.
Não são recomendados medicamentos anti-inflamatórios (ex.: Ibuprofen) ou ácido acetilsalicílico (ex.: aspirina). Paracetamol pode ser usado com precaução. É fundamental manter a hidratação.

A febre é predominante nas áreas tropicais e sub-tropicais do globo e os sintomas aparecem 3 a 14 dias (em média 4 a 7 dias) após a picada.

A febre hemorrágica da dengue ou DHF - febre, dores abdominais, vómitos e hemorragia - tem consequências potencialmente letais, afectando em particular as crianças, mas com um diagnóstico clínico precoce, médicos e enfermeiros experientes conseguem frequentemente salvar doentes. O risco de epidemias da dengue hemorrágica aumenta com a introdução de novos virus em populações sensíveis.

A dengue foi a última grande doença transmitida por mosquitos a ser identificada – após uma epidemia nas Caraíbas em fins da década de 1820 -, chegando a ser confundida com a febre amarela ou outras doenças.
O movimento do tráfico aéreo facilita o transporte rápido do vírus entre várias zonas do mundo.

Áreas de risco para transmissão de dengue, 2006
Fonte: http://www.who.int/csr/disease/dengue/impact/en/index.html

Fontes/Bibliografia

- http://www.who.int/topics/dengue/en/

- http://www.who.int/tdrold/diseases/dengue/dengue_port.htm

- SPIELMAN, Andrew e D’ANTONIO, Michael – O Mosquito, Lisboa: Editora Replicação, 2004

Sem comentários: